Como funcionam o posicionamento e a análise para taskers

Acabou de chegar à Taskrabbit. Imaginamos que terá algumas perguntas: “Como sei que sou visível para os clientes nos resultados de pesquisa? Como me comparo com os outros taskers na minha cidade?”

Reunimos um conjunto de dados analíticos para determinar se está a aproveitar ao máximo a nossa plataforma com base na procura local. Estes dados:

  1. Mostram o seu potencial como tasker
  2. Criam um retrato de como se compara com outros taskers
  3. Posicionam os taskers nos resultados de pesquisa dos clientes com base no desempenho anterior
  4. Ajudam os clientes a ver mais perfis de taskers relevantes

Quantas mais tarefas concluir após aparecer em resultados de pesquisa, melhores serão os seus dados analíticos e o posicionamento nos resultados de pesquisa dos clientes. Desta forma, poderá receber mais tarefas e lucrar mais.


Categorias da análise para taskers

A análise para taskers está dividida em três categorias:

Oportunidade

Esta categoria contém dados sobre o seu potencial como tasker. Este potencial baseia-se nas vezes em que apareceu em resultados de pesquisa de clientes e na sua posição média (se estiver no primeiro lugar, será a primeira pessoa a aparecer na pesquisa dos clientes). Esta categoria de análise também compara o seu potencial em relação ao dos outros taskers na sua cidade. 

Em suma, esta categoria mostra:

  • Em que posição aparece numa pesquisa comum
  • O total de vezes em que apareceu em resultados de pesquisa
  • Como a sua visibilidade se compara à de outros taskers na sua zona.

Tarefas 

Esta categoria de análise dá-lhe informação acerca de tudo relacionado com tarefas. A melhor forma de aumentar o potencial de lucro é melhorando os dados analíticos na categoria “Oportunidade”. A forma mais rápida de o fazer é concluindo tarefas e recebendo avaliações positivas.

Em suma, esta categoria mostra:

  • O número de tarefas que concluiu nos últimos 30 dias.
  • O número de tarefas que poderia ter concluído com base nas presenças nos resultados de pesquisa e na posição média. Este número é um ótimo guia para perceber o seu potencial como tasker, mas pode sempre excedê-lo.
  • O número de tarefas que concluiu em relação aos outros taskers na sua zona. 

Lucros

Esta categoria de análise permite-lhe, em última análise, melhorar a sua “Oportunidade”. À semelhança da categoria “Tarefa”, mostra o lucro total nos últimos 30 dias, a nossa previsão do que poderia ter lucrado nesse período e como os seus lucros se comparam aos dos outros taskers na mesma cidade como referência.

Em suma, esta categoria mostra:

  • Quanto lucrou nos últimos 30 dias.
  • A nossa previsão de quanto poderia ter lucrado com base no potencial e disponibilidade atuais. Este número é um ótimo guia para perceber que passos pode tomar para melhorar os dados analíticos de “Oportunidade”.
  • Como os seus lucros se comparam aos dos outros taskers na sua zona. 

Perguntas Frequentes

Como aumento a minha “Oportunidade”?

Esta resposta é simples. A cada tarefa que conclui, tem o potencial de subir na posição nos resultados de pesquisa, alargando a sua visibilidade a mais clientes e o potencial de receber mais tarefas. 

Os nossos dados revelam uma correlação muito clara entre a posição nos resultados de pesquisa e o número de solicitações para tarefas — os taskers melhor posicionados costumam receber mais solicitações.

E se aparecer nos resultados de pesquisa, mas os clientes não me escolherem?

O comportamento dos clientes pode ser uma variável desconhecida na sua experiência. Dito isto, é sempre útil ter:

  • O máximo de disponibilidade possível
  • Uma foto de tasker nítida
  • Um mapa da zona de trabalho especificado
  • Apresentações únicas de competências e experiência
  • Fotos de tarefas concluídas
  • Ótimas avaliações

Caso não tenha os resultados que pretende, considere ajustar estes parâmetros para melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Como é que a Taskrabbit calcula a contagem de tarefas previstas e os lucros previstos?

Incluímos contagens de tarefas previstas e lucros previstos na sua análise para taskers para que possa determinar melhor o seu potencial de lucro na plataforma da Taskrabbit e tomar decisões mais informadas na gestão do seu negócio. Estas estimativas baseiam-se na atividade geral do mercado e nos seus dados analíticos individuais em cada categoria — são uma forma integrada de ajudar a definir objetivos e construir um negócio de sucesso.

O que significam as comparações em “Oportunidade”, “Lucros” e “Tarefas”?

Estes números mostram como a sua atividade se compara à dos outros taskers. Damos-lhe alguns exemplos por categoria:

Oportunidade: se a sua pontuação for de 80%, significa que tem mais visibilidade do que 80% dos taskers na sua zona (e menos do que 20%).

Lucros: se a sua pontuação for de 75%, significa que ganhou 75% mais e 25% menos do que os taskers na sua zona.

Tarefas: se a sua pontuação for de 60%, significa que concluiu mais tarefas do que 60% dos taskers e menos tarefas do que 40% dos taskers na sua zona.

Se tiver muita experiência e cobrar mais do que os taskers nas proximidades, continuo a aparecer nos resultados de pesquisa dos clientes?

 Se os seus preços forem superiores à média, mas tiver um registo impressionante de conclusão de tarefas, continuará numa posição competitiva consoante a sua disponibilidade e localização. O nosso objetivo é simples: aumentar as suas hipóteses de contratação.

A minha análise é afetada se recusar uma tarefa que não sei fazer, se um cliente cancelar ou se tiver uma emergência?

Sabemos que há vários motivos para não concluir uma tarefa, pelo que consideramos a taxa de finalização média de todos os taskers na sua zona ao determinar a sua posição nos resultados de pesquisa dos clientes.

O que acontece se trabalhar em várias cidades no meu país?

Os seus dados analíticos movem-se consigo. Ao viajar para outra zona, estes dados atualizam-se para refletir a nova cidade. Por exemplo, se estiver em Porto, verá a análise relativa a Porto. Ao viajar para Braga, os seus dados analíticos atualizam-se de acordo com os dados específicos de Braga. Os únicos dados que não são afetados pela zona em que se encontra são os relativos a “Total de lucros” e “Tarefas concluídas”.

Classificações e avaliações

No fim de cada tarefa, os clientes classificam e avaliam a experiência que tiveram consigo. Este é um indicador, para potenciais clientes, de como interage e da qualidade do seu trabalho. Se desejar que as suas classificações se destaquem, faça os possíveis por proporcionar a melhor experiência ao cliente — o céu é o limite! 

A análise do seu negócio é calculada com base na sua atividade nos últimos 30 dias e é atualizada continuamente.

Consulte este artigo sempre que precisar de se lembrar da importância da análise e de saber como pode recuperar de um período menos bom. 


Como sempre, pretendemos simplificar ao máximo a sua experiência como tasker. Apesar de os dados analíticos especificados terem sido concebidos para aumentar a sua visibilidade no marketplace geral da Taskrabbit, também são úteis para perceber como ganhar mais dinheiro na plataforma. 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s