Quer ganhar 10 000 € por mês? Experimente isto.

Há alguma coisa melhor do que trabalhar como tasker e controlar o nosso tempo? Bem, que tal fazer isso e ganhar 10 000 € por mês? Parece-lhe imaginação a mais? Acredite: não é.  

Jeffrey Delerme trabalha como tasker em Nova Iorque e, como outros taskers nos últimos tempos, tem tirado partido do crescimento acelerado da economia dos serviços pontuais. Desde 2010, Jeffrey tem estado a construir a Green Studio NYC, uma empresa de produção e engenharia de som, tendo tido vários empregos para ganhar dinheiro enquanto realiza o seu sonho. Tal como com as tarefas, estes empregos focavam-se em ajudar pessoas: num deles, ajudava crianças a encontrar empregos depois da escola; noutro, era técnico de reparações numa ONG.

Em 2017, Jeffrey queria ganhar algum dinheiro extra e o seu consultor financeiro falou-lhe da TaskRabbit. Por volta da mesma altura, o seu sócio e amigo tornou-se tasker. Os resultados financeiros falavam por si, por isso, Jeffrey decidiu experimentar a TaskRabbit.

Agora, anos mais tarde, os rendimentos de Jeffrey rondam as centenas de milhares de euros e ele pode dizer que tem controlo total sobre a sua vida profissional. Pelo caminho, aprendeu algumas sugestões úteis que agora transmite a qualquer tasker que queira seguir-lhe as pisadas. 


1.ª sugestão: invista no seu negócio.

Isto pode não ser tão óbvio como parece. Certas categorias de tarefas, como aguardar na fila, não requerem ferramentas nem equipamento. Mas em categorias como Limpeza, Pequenas reparações e Ajuda com mudanças, as ferramentas e o equipamento que usamos podem fazer a diferença — na tarefa e nos lucros. 

Jeffrey, que realiza tarefas sobretudo nas categorias de Ajuda com mudanças e de Jardinagem e recolha de resíduos verdes, duplicou o rendimento quando passou de uma carrinha standard para uma carrinha de tejadilho alto em janeiro de 2020. Isto permitiu-lhe aceitar tarefas maiores de mudanças e recolha de resíduos e investir em outros artigos úteis como coberturas, filme plástico e ferramentas para montar e desmontar coisas. Como resultado, recebeu mais tarefas.

Estas são as dicas de Jeffrey mais importantes ao investir:

  1. Comece com o que consegue pagar.
  2. Avalie mudanças no número de tarefas — esse é um bom indicador de como o negócio está a correr.
  3. Se gerar rendimento de forma consistente, considere investir em ferramentas e aumentar as tarifas. 

O investimento de Jeffrey no seu negócio trouxe-lhe avaliações excelentes, mas ele também recomenda ter sempre em mente o serviço ao cliente. “Apareçam a horas em todas as tarefas e tratem cada uma com seriedade e com a mesma importância, sejam as tarefas grandes ou pequenas”, diz ele.



2.ª sugestão: faça uma gestão estratégica da agenda.

Gerir bem a agenda é essencial para o sucesso como tasker. Guarde tempo entre tarefas para deslocações e sincronize o calendário pessoal com o calendário da aplicação. É sempre do seu interesse manter-se a par dos próprios planos. 

Jeffrey analisa regularmente o impacto da mudança de estação no seu horário. As categorias a que se dedica significam que trabalha mais na primavera e no verão. Nestes meses, Jeffrey realiza três a quatro tarefas por dia. Normalmente, trabalha cinco dias por semana na sua época alta, e reduz para três a quatro dias com a chegada do inverno. Isto dá-lhe flexibilidade para definir os seus planos pessoais. 

3.ª sugestão: trate as tarefas com a seriedade de qualquer outro emprego.

Algumas pessoas podem pensar que fazer tarefas é apenas trabalho pontual, sem pensar que muitos taskers fazem disto o seu negócio. Como qualquer iniciativa de empreendedorismo, fazer tarefas requer que seja o seu próprio líder — indo sempre mais longe. 

Uma vez, Jeffrey juntou-se a outro tasker para fazer a mudança de uma cliente da cidade para uma casa no interior. Durante a tarefa, começou a nevar e, quando chegaram à casa, estavam no meio de um nevão. A casa da cliente ficava no topo de uma colina que estava bloqueada, o que queria dizer que Jeffrey e o colega não conseguiam conduzir a carrinha até ao ponto de entrega. 

Depois de várias tentativas falhadas de subir a colina, a cliente começou a entrar em pânico. Jeffrey e o colega tiveram de pensar rápido, e acabaram por decidir embrulhar cada artigo em película retrátil e cobertores para os carregarem colina acima, pela neve. Não só deixaram uma cliente feliz ao ponto de chorar, como ela lhes agradeceu profundamente e deixou-lhes gorjetas e uma avaliação excelentes. 

4.ª sugestão: procure expandir conhecimentos.

Embora o desenvolvimento profissional permita ganhar experiência, fazer o esforço de aprender competências novas pode ser uma boa forma de expandir o negócio. Não só lhe dá conhecimento especializado que pode acrescentar às apresentações de competências, como alarga o seu leque de possibilidades na plataforma da TaskRabbit. 

No início da sua jornada como tasker, Jeffrey fazia sobretudo tarefas de montagem e faz-tudo. Não tinha as competências necessárias para trabalhar com gesso cartonado ou fazer instalações, por isso, frequentou aulas gratuitas no Home Depot e usou os recursos para taskers da TaskRabbit para aprender competências e estar informado. Em pouco tempo, tinha ganho competências que podia adicionar ao perfil.  

5.ª sugestão: foque-se na meta.

Jeffrey reconhece que todos temos dias maus, e que, quanto mais tentamos fazer na vida, maior é a probabilidade de cometer erros. “Não deixem que isso vos desanime”, diz ele. “Mantenham-se focados e não deixem que os reveses vos desviem do objetivo.”

Quando uma tarefa apresenta desafios que Jeffrey não tem competências para ultrapassar, é honesto e fala com os clientes para perceber se haverá uma alternativa para concluir o trabalho. Com o tempo, desafios como este são uma fonte de motivação, porque lhe dão oportunidade de mostrar a clientes a massa de que é feito.

Para Jeffrey, esta estratégia parece estar a resultar. Em 2022, o seu objetivo é receber apenas avaliações de cinco estrelas nas próximas 100 tarefas, e já está a 15% de o atingir.  


É fácil perceber como Jeffrey tem um rendimento de milhares na TaskRabbit, e esperamos que os seus conselhos alimentem a ambição de taskers, sejam principiantes ou experientes.  

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s