O essencial da instalação de televisões

Imagine, por instantes, que tinha uma nova televisão OLED de 77 polegadas. Esse artigo magnífico possivelmente custou-lhe uma fortuna e agora quer pendurá-lo na parede. Se cair, o mais certo é ficar bastante irritado, perder imenso dinheiro e ainda terá de se ver livre de um objeto pesado e volumoso. 

Esta é a situação com que muitos potenciais clientes são confrontados e para a qual querem a nossa ajuda, para garantir que a sua nova compra vai durar. No entanto, se a categoria de instalação é novidade para si, a perspetiva de pendurar uma televisão cara — tarefa bastante comum na TaskRabbit — pode deixá-lo um pouco confuso. 

Mas não se preocupe. É possível instalar uma televisão com apenas algumas ferramentas, alguns conhecimentos e boa vontade para aprender mais. Para as televisões muito grandes, poderá igualmente precisar de um par de mãos extra! 

Escolher o suporte para instalação certo

Em primeiro lugar, é importante conhecer que tipos de suportes existem para 1) saber com o que pode contar e 2) saber o que recomendar aos seus clientes, caso lhe peçam conselhos. 

Eis aqui os principais tipos de suportes para instalação de televisões:

  • Fixo. Estes suportes mantêm as televisões encostadas à parede, numa posição fixa.
  • Giratório. Estes suportes permitem que a televisão gire para a esquerda e para a direita para que as pessoas possam escolher o melhor ângulo de visualização. 
  • Basculante. Se a sua televisão estiver alta, estes suportes permitirão orientá-la para baixo, o que é particularmente importante no caso das televisões LCD, que exigem geralmente um ângulo de visualização o mais reto possível. 
  • Movimento completo. Estes suportes permitem uma total rotação e inclinação, tornando-os nos tipos de suportes mais flexíveis de todos. 

Consulte esta publicação para mais informações sobre tipos de suportes para instalação de televisões.

Encontrar o local certo

Se o seu cliente já especificou uma localização para a televisão dele, perfeito — isso facilitará as opções de escolha do local onde irá realizar a tarefa. Dito isto, cliente e tasker deverão ter presentes algumas coisas no momento de finalmente instalar a televisão no local:

Acesso a tomadas/alimentação elétrica. Isto pode parecer óbvio, mas se não quiser ficar sujeito a tentar esconder cabos ou a ter de passá-los pelas paredes, certifique-se de que existe uma tomada elétrica por perto, idealmente, uma onde possa ocultar uma extensão para ligar dispositivos suplementares, se necessário.

Arrumação para periféricos da televisão. Embora a atual tecnologia de streaming facilite o acesso a conteúdos diretamente na televisão, muitas pessoas têm dispositivos Apple TV ou Roku, leitores de DVD/Blu-Ray e barras de som externos. É útil instalar as televisões em locais onde estes equipamentos extra possam ser arrumados de forma perfeitamente integrada.

Resistência da parede. Nem todas as paredes são construídas de igual forma. A maioria das televisões precisa de ser instalada em vigas de madeira ou tijolo/betão, dado que as paredes de pladur podem não ser suficientemente fortes para suportar o peso. Segundo a Home Depot, a parede deverá conseguir suportar um peso quatro vezes superior ao da televisão e de quaisquer dispositivos suplementares que estejam ligados a ela. Tenha em conta que poderá precisar de buchas para maximizar o suporte. 

Luz solar e passagem. É sempre preferível pendurar uma televisão resguardada da luz solar direta, uma vez que poderá aquecê-la e dificultar a boa visibilidade do ecrã. Ponha igualmente em questão se a televisão deve ou não ficar instalada perto das passagens mais movimentadas da casa. Será que o seu cliente quer pessoas a passar a toda a hora perto da televisão? Isso não poderá ser um incómodo? 

Tenha em conta a altura da televisão em relação à do suporte isolado. Ao escolher a altura a que vai pendurar o suporte da televisão, não se esqueça de que a televisão irá ultrapassar os limites inferior e superior do suporte. É útil ter em conta a altura da televisão para que fique alinhada com a linha de visão das pessoas.  

Localização das vigas 

Para paredes de pladur e de tabique e estuque, deverá procurar a localização das vigas da parede para pendurar o suporte. 

A parede de pladur é a mais fácil, pois pode utilizar qualquer detetor de vigas para as localizar. Assim que encontrar o local certo e a altura adequada para instalar o suporte, basta fazer uma marca onde perfurar os orifícios piloto. 

Em paredes de tabique e estuque, as vigas podem ser mais difíceis de encontrar, porque toda a parede está revestida a estuque sobre painéis de madeira horizontais que, por sua vez, estão aparafusados ou pregados em vigas alinhadas na vertical. Ainda assim, vai precisar de localizar as vigas onde pendurar o suporte, por isso, ajuda utilizar um localizador de vigas magnético para encontrar os pregos ou parafusos alinhados na vertical que unem os painéis de madeira às vigas. Isto indicará a localização das vigas.

Assim que localizar as vigas, certifique-se de que perfura em locais onde não vai encontrar nenhum prego ou parafuso no interior. 

Para mais informações, consulte a nossa publicação sobre identificar os tipos de parede

Tijolo e outros tipos de parede

Por vezes, os clientes irão pedir-lhe que instale uma televisão numa parede de tijolo, cimento ou bloco de betão. Até poderá encontrar um destes tipos de parede por trás de uma parede de pladur.

Para estas situações, irá precisar de um berbequim de percussão com uma broca de betão/alvenaria, juntamente com o tipo de bucha adequado. Poderá ter igualmente poucas opções para ocultar os cabos, por isso é útil discutir este aspeto da tarefa com o cliente antes de perfurar.

Posicionar e fixar o suporte para instalação

Uma vez encontrado o local para a instalação, está na altura de posicionar o suporte na parede, marcar os locais definitivos dos orifícios piloto e perfurar. Tenha em atenção que poderá precisar de mais um par de mãos para ajudar a segurar o suporte no lugar enquanto marca os locais dos orifícios piloto.

Uma vez perfurados os orifícios piloto, volte a posicionar o suporte sobre eles e fixe-o à parede com os parafusos fornecidos. Comprove se o suporte aguenta o peso, puxando-o com as mãos ligeiramente para baixo, e certifique-se de que não se mexe. 

Pendurar a televisão

Finalmente, está pronto para pendurar a televisão. Provavelmente, o suporte virá com uma placa de instalação que se fixa diretamente à parte traseira da televisão. Convém cumprir à risca as instruções para assegurar uma ligação segura.

Nesta fase, é possível que volte a precisar de um segundo par de mãos para virar ou estabilizar a televisão para que possa fixá-la à placa de instalação. Caso vire a televisão ao contrário, assegure-se de que a pousa sobre uma superfície macia como uma alcatifa, cama ou sofá — não quer riscar o ecrã!

Quando a placa de instalação estiver bem fixada, é o momento de levantar a televisão e prendê-la ao suporte. Mais uma vez, se a televisão for pesada, faça-o com a ajuda de outra pessoa e certifique-se de que a placa de instalação está bem fixa no suporte antes de largar a televisão.

Após ter pendurado a televisão, pode fazer mais do que o esperado, posicionando-a de acordo com as especificações do cliente, utilizando uma calha técnica caso os cabos não fiquem escondidos atrás da televisão e limpando tudo o que sujou durante a realização da tarefa. 

Como pode ver, instalar uma televisão exige alguns conhecimentos, atenção e, por vezes, uma ajuda extra. Somando tudo isso às suas competências enquanto tasker, irá abrir portas a novas tarefas, novos clientes e fará o seu negócio crescer. 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s