Pequenas reparações Nível 2: comunicar com o cliente

Há certas verdades que se aplicam seja qual for a categoria. Segundo taskers, a mais importante, acima de tudo o resto, é comunicação clara com o cliente pelo chat. Manter a conversa acerca da tarefa no chat também permite ao Apoio ao Cliente da TaskRabbit ajudar com qualquer problema — o que faz muito (ou faz-tudo…?) em tarefas de pequenas reparações. 🥁

Aqui estão algumas boas práticas sugeridas por taskers acerca da comunicação com clientes em tarefas de pequenas reparações:

Analisar a dimensão da tarefa

  • Peça fotos ao cliente.
  • Peça medidas ao cliente.
    • O tasker Anthony F. recomenda sempre pedir clarificações: se há um buraco numa parede, de que tamanho é? Do buraco de uma agulha? De um punho?
  • Pergunte ao cliente se ele é proprietário ou arrendatário da casa para determinar a sua abordagem.
  • Pergunte a idade da casa, particularmente quando estiver a lidar com canalização ou eletricidade; a idade também sugere o tipo de parede. Algumas casas mais antigas poderão ter paredes de gesso e casas mais novas poderão ter estuque.   
  • Se não tiver as ferramentas para a tarefa, pergunte ao cliente se ele as tem. Isto aplica-se particularmente a escadas compridas!
    • Sugestão: sabia que pode alugar ou pedir ferramentas emprestadas? 
  • Pergunte ao cliente se ele tem todos os materiais necessários.
  • Peça esclarecimentos acerca da descrição da tarefa para que saiba que divisão da casa precisa de trabalho. Os acessórios podem variar conforme a divisão (por exemplo, torneiras da cozinha são diferentes de torneiras da casa de banho ou torneiras de jardim). 
  • Para tarefas com descrições mais gerais, como “a minha porta está partida”, pergunte: “São as dobradiças? A porta fecha? Consegue trancá-la?” Pode começar a perceber se o problema envolve pintura, a estrutura da porta, o puxador, etc.

Abaixo encontram-se conselhos gerais de taskers especialmente pertinentes para tarefas de pequenas reparações:

  • Não aceite uma solicitação para realizar uma tarefa se ela estiver além do seu nível de competências ou de uma dimensão que possa aceitar. Se conhecer outro tasker que possa ficar com a tarefa, partilhe com o cliente o URL do perfil do tasker que recomenda. 
  • Procure uma fotografia da propriedade quando a tarefa tiver sido confirmada para não perder tempo à procura da porta da frente no próprio dia. Isto é especialmente importante numa área urbana onde os clientes tendem a viver em complexos de apartamentos.
    • Se a entrada não for clara pela morada, pergunte se ela corresponde a um apartamento ou a um número dentro de um edifício de escritórios, para que não tenha dificuldades a encontrar o cliente na altura.
  • Se a dimensão da tarefa parecer demasiado grande, pergunte ao cliente se será preciso mais do que um tasker; confirme se o orçamento e o horário estão de acordo com a sua disponibilidade e capacidade para realizar a tarefa.

Um grande benefício das pequenas reparações: dão muitas vezes lugar a mais tarefas. Leia o artigo sobre as “6 formas de se apresentar e estabelecer a sua marca como tasker ” para descobrir métodos comprovados para gerar mais negócio. 

Há alguma pergunta que faça para analisar a dimensão de uma tarefa de pequenas reparações que não tenhamos incluído? Partilhe-a nos comentários!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s