Instalação Nível 9: esconder cabos

Muitas tarefas de instalação acabam com o pedido “Pode esconder estes cabos?” Pode parecer intimidante, mas os taskers que consultámos asseguram-nos de que há várias formas de os esconder. Será necessário algum planeamento da parte do cliente, por isso, certifique-se de que falam sobre esconder cabos antes da tarefa.

Reunimos os conselhos de Isaac e Nick, os taskers de Elite em instalações, para perceber as várias formas de esconder ou agrupar cabos depois da tarefa. Há 3 opções para os esconder:

  • Opção 1 (a mais fácil): peça ao cliente que arranje um passa-cabos antes da tarefa (que poderá encontrar em qualquer loja de ferragens ou de eletrodomésticos). Os passa-cabos são pequenas peças de plástico que ajudam a reunir cabos e que podem ser instalados numa superfície e pintados, e colocados ao longo do rodapé, dando um toque final limpo a uma tarefa de instalação.
  • Opção 2 (difícil): a segunda opção é correr os cabos dentro da parede. Isto pode ser incrivelmente difícil e envolve ferramentas específicas para cortar a superfície da parede, além de trabalho elétrico (para o fazer convenientemente, é necessário pôr uma tomada elétrica por detrás da parede). Não é recomendada a não ser que tenha as competências e a licença para o fazer.
    • Informe o cliente do que envolve passar os cabos por detrás da parede.
    • Os trabalhos elétricos não fazem parte das competências da categoria de instalação, por isso, aconselhe o cliente a contratar alguém na categoria de Eletricidade se ele pretender esta opção.

Pode dizer ao cliente que a opção mais fácil é reunir os cabos por detrás do televisor. Isaac recomenda usar organizadores ou agrupadores de cabos para trabalhos simples como estes, certificando-se de que são da mesma cor dos cabos. Em alguns casos, as ferragens de instalação do televisor poderão incluir algum sistema de gestão dos cabos.

De acordo com Isaac, no que toca às opções mais difíceis para esconder cabos, grande parte do trabalho tem que ver com gerir as expectativas do cliente. Destaque os benefícios dos passa-cabos como a forma mais comum de os esconder, especialmente para clientes a arrendar o apartamento. No entanto, se ele tiver a certeza de que quer os cabos escondidos por detrás da parede, recomende outro tasker, se possível, com as competências para a tarefa.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s