Instalação Nível 6: começar a perfurar

O tasker Nick C. tem muito a dizer acerca de pré-perfuração. 

Este é um furo feito no lugar onde irá instalar o artigo, o que ajuda a assegurar uma entrada suave para o parafuso, evita rachas na parede e, em alguns casos, ajuda a ver o interior da parede para perceber o tipo de parede e viga. As pré-perfurações devem ser consideradas para as superfícies mais duras, e devem ser tão largas como o diâmetro menor do parafuso. Para a madeira mais suave, a pré-perfuração poderá não ser necessária. Noutros casos, é um dos primeiros passos de fixar um artigo à parede. 

Perfurar parede

Vamos começar por falar acerca da experiência de perfurar diferentes tipos de parede. Conhecer o tipo de parede é essencial para saber o tipo de ferramentas de que precisa e o que esperar ao longo da perfuração. Consulte o artigo Instalação Nível 5: tipos de parede para mais informação antes de começar a fazer pré-perfurações. Aqui está uma revisão: 

  • Estuque: a perfuração inicial deverá ser fácil e não produzir muitas lascas.
  • Placa de gesso: produz lasca ao perfurar; cria mais pó. 
  • Cimento: tenha em conta que, para perfurar cimento, precisa de um berbequim de percussão e brocas especiais. 
    • Quer saber mais? Consulte este guia sobre perfurar cimento.
  • Tijolo e alvenaria: o tijolo é relativamente fácil de reconhecer e costuma estar exposto. Dito isto, embora seja raro ter tijolo por trás de estuque, pode acontecer. Se for o caso, ficará a sabê-lo logo na pré-perfuração. Para fazer instalações em tijolo e alvenaria, deve utilizar uma brocas para betão.
  • Blocos de betão: estão dentro da categoria de alvenaria. Em alguns casos, pode utilizar uma bucha borboleta. 

Caso tenha dúvidas acerca do tipo de parede antes da perfuração, fale com o cliente. Se o cliente não tiver a certeza, pode sugerir perguntarem ao condomínio ou ao senhorio, se possível. É uma boa prática ter a certeza do tipo de parede antes da instalação; também lhe permite preparar as ferramentas, por isso, não tenha problemas em perguntar.

One thought on “Instalação Nível 6: começar a perfurar

Leave a Reply