Pintar + Papel de parede com Claire F. e Warren K.

A pintura de uma divisão pode alterá-la quase completamente, mas isto não é fácil! Testar amostras, cobrir mobiliário, pintar com um primário e certificar-se de que a pintura está uniforme pode ser uma tarefa assustadora. 

Mas se quiser melhorar as suas competências na categoria de Pintura, veja as sugestões de dois dos nossos taskers de topo — Claire F. e Warren K. Entre eles já desempenharam 800 tarefas, por isso, com a sua ajuda, compilámos um guia para fazer pinturas e colocar papel de parede sem pingos, nem dores de cabeça. Continue a ler para saber como escolher uma cor, preparar um espaço e manter os clientes na categoria de pintura felizes e a quererem utilizar os seus serviços novamente!

Introdução: tinta ou papel de parede?

Apesar de ser comum para as pessoas que vivem num imóvel arrendado terem preferência pelo papel de parede, este poderá ser também uma boa opção para proprietários. Fale com o cliente sobre estas opções e descubra exatamente o que ele quer antes de começar a desempenhar a tarefa. 

“O papel de parede tem mais estilo. A ideia de poder ser mudado facilmente ao fim de alguns anos ou quando a casa for redecorada é muito apelativa para algumas pessoas,” afirma Claire. As casas de banho são um bom espaço de experimentação. “Ser mais ousado com padrões não é tão assustador.”

Outra divisão boa para colocar papel de parede? No quarto de bebés. “Já cheguei a colocar papel de parede no teto de quartos de bebés!” Disse-nos Claire.

Black and white wallpaper in a bathroom
Drama na casa de banho por Claire F.

Planeamento e Design: escolher a cor

Decidir em que cor pintar uma divisão pode ser difícil para os clientes, mas os taskers podem ajudar nessa decisão. Faça sugestões ao cliente e pense nas cores dos objetos que vão ser colocados na divisão: no chão, numa peça de arte, na mobília.  

Warren tem especial cuidado com a cor que utiliza. “É importante lembrarmo-nos que as cores têm muitas tonalidades. Procure algo com uma tonalidade que combine com o espaço,” diz Warren. Em espaços pequenos, ele gosta de enfatizar a intimidade: “Tons mais escuros dão intensidade e energia ao espaço. E em divisões maiores, tais como a sala de estar, é melhor uma cor mais clara ou neutra.”

O seu cliente quer alegrar um espaço mas não sabe como? Os padrões ficam melhor quando são combinados com cores uniformes. Para um efeito mais subtil, Claire sugere pintar o chão e os relevos das portas numa das cores do papel de parede.

Gray and White Striped wallpaper in a Dining Room
Decoração arrojada por Warren K.

As paredes decorativas são uma ótima forma de acrescentar um toque de personalidade a uma divisão. Claire escolhe as cores das paredes decorativas com base no mobiliário e nos trabalhos artísticos da divisão, enquanto que as tendências favoritas de Warren incluem relevos nas paredes feitos com cimento, estuque de argila, degradês, folha de ouro, estênceis e padrões geométricos. Obtenha inspiração com o Instagram de Claire e Warren e recomende alguns destes designs aos seus clientes! 

Pink, blue, gray boho modern paint in triangles on bedroom wall
Paredes decorativas por Claire F.

Testar amostras

Não pinte as paredes com amostras para testar a cor. As amostras nunca desaparecem por completo das paredes, mesmo quando as cobre com a cor final. Segundo Warren, “Aquela zona da parede tornar-se-á menos porosa, secará mais devagar e o resultado é um clarão que pode sempre ser visto a partir de um certo ângulo,” diz Warren. “Os pintores profissionais procuram sempre fazer com que as paredes sequem ao mesmo tempo, para obter o resultado mais uniforme possível.”

Em vez disso, o melhor será recomendar que o cliente experimente as cores em placas de esferovite ou cartolina e que as cole na porta ou sobre um fundo branco. Por que motivo se devem colocar as amostras em contraste com um fundo branco? “A cor já existente na parede será uma distração e tornará a aparência da nova cor diferente,” afirma Warren. 

Preparação para colocar papel de parede

Se optar pelo papel de parede, certifique-se que as paredes foram pintadas com um primário ou tinta neutros. Não utilize tintas semi-mate ou com brilho, é mais difícil fazer o papel de parede aderir a estas. Também de grande importância, diz Claire, é consultar o website do papel de parede para ter a certeza de que comprou material suficiente.

Pôr mãos à obra

Um dos passos mais importantes no desempenho de uma tarefa é avaliar a sua dimensão e conversar com o cliente antes de iniciar a mesma. Numa tarefa de pintura, certifique-se de que planeou, preparou e pensou no design com o cliente antes de iniciar a mesma. Claire e Warren sugerem que peça fotografias e uma planta do espaço para perceber bem a dimensão da tarefa. 

Quando chegar para fazer tarefa, retire todos os objetos da divisão, desencoste o mobiliário das paredes (o ideal é pelo menos 1,2 m) e cubra o chão e o mobiliário com lona ou plástico.  

Teal blue paint inside wall-to-wall bookcase between shelves
Pintura entre prateleiras por Warren K.

“Penso que quando tornamos o nosso espaço um bocadinho mais agradável é mais fácil ver as coisas de outra forma e melhorar a nossa vida,” diz Warren.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s