O fundamento da categoria de Assistente pessoal

Gosta de fazer reservas para viajar? De se livrar do que já não usa e de criar um santuário em casa? Procurar o acessório perfeito para ir a uma festa? Fazer a recolha de correio, arquivar documentos e outras tarefas administrativas?

Pode ajudar clientes a riscarem estas e muitas outras tarefas da sua lista de afazeres através da categoria de Assistente pessoal. E para muitos taskers, as tarefas de assistente pessoal são um dos fatores chave do seu negócio. 

Se atualmente faz entregas, decoração, recados, compras ou tarefas em que aguarda em filas, a categoria de Assistente pessoal poderá ser a indicada para si. Não sabe como integrar certas competências na categoria de Assistente pessoal? Saiba como taskers com experiência nesta categoria alcançaram sucesso e satisfação através das tarefas de Assistente pessoal. 

Perguntas que deve fazer antes de uma tarefa de assistente pessoal

  • Quais são as maiores prioridades nesta tarefa?
  • Existem desafios específicos que procura ultrapassar?
  • Como posso entrar na sua casa/escritório para concluir a tarefa?
  • Tem preferência na forma como categorizo/organizo/arquivo o meu trabalho?
  • Vai estar presente durante a tarefa? Se não estiver, posso falar consigo através do chat na altura?

Sugestões para escrever uma apresentação para a categoria de Assistente pessoal

Uma boa apresentação pode garantir a sua contratação, especialmente tendo em conta a amplitude que as tarefas de assistente pessoal podem ter. Inclua qualquer especialidade que faça com que se destaque! Se precisar de inspiração, veja o artigo do blogue sobre como escrever apresentações e estes exemplos de taskers com sucesso nesta categoria:


“Sou eficiente e curioso! Como assistente executivo no ramo de entretenimento abordo as tarefas de apoio de forma proativa. O contexto e os pormenores são demasiado importantes para serem ignorados!”

“Sou organizado, simpático e profissional. Presto muita atenção aos pormenores e gosto de trabalhar independentemente. Boa comunicação é sempre a minha prioridade. Deixem-me simplificar-vos a vida!”

“Já há quase 8 anos que sou assistente pessoal em pessoa e online. Adoro ajudar as pessoas a organizarem-se. Já fiz de tudo, desde recados a organizar agendas, compras, embrulhar presentes, planear férias, aniversários e casamentos, organizar casas e armários, tomar conta de animais de estimação, etc.”


Sugestões para se tornar assistente pessoal

Apesar de a variedade de tarefas na categoria de Assistente pessoal ser bastante ampla, identificámos algumas competências chave que a maioria dos taskers utilizam:

  • Ser altamente organizado, com atenção a todos os pormenores.
  • Comunicar com clareza: escrita e verbal.
  • Tomar iniciativa e oferecer aos clientes formas criativas de resolver os problemas.
  • Proporcionar um bom apoio ao cliente.
  • Ser uma pessoa de confiança.
Chelsey

A tasker da baía de São Francisco Chelsey P. partilha como põe estas competências em prática:

“Começo sempre por me sentar com o meu cliente ou por deixar que ele me explique bem em que área me devo concentrar. Depois, à medida que as tarefas me são explicadas, faço muitas perguntas como qual é o seu principal objetivo, como é que imagina o produto final e quais são as suas prioridades. Desta forma, quando me deparo com decisões imprevisíveis, ou não tenho tempo para terminar o trabalho, posso tomar uma decisão consciente sabendo que estou a usar o meu tempo da forma como o cliente o gostaria que o usasse.”  

O que devem fazer os clientes que procuram alguém para ser o seu assistente pessoal? 

 Esta é uma categoria muito ampla, com algo para toda a gente, mas descobrimos que a procura dos clientes é maior em tarefas como: 

  • Tarefas de escritório (organização de ficheiros, pesquisa na Internet e outros).
  • Fornecimento de assistência a pequenas empresas. 
  • Facilitação de visitas do “técnico de fibra ótica”.
  • Supervisão de mudanças de apartamento enquanto o cliente está fora ou receção de encomendas.
  • Medição, arrumação, categorização, envio e devolução de artigos.
  • Procura de apartamentos. 
Fauzi

Ficámos assim a saber, através de um dos nossos taskers, que uma das principais características que os clientes procuram é flexibilidade. Fauzi L., que faz tarefas em Nova Iorque, diz o seguinte:

“O meu sucesso nesta categoria deve-se a uma boa atitude, facilidade de adaptação, boa comunicação e em estar lá sempre que é necessário. Fico feliz por aparecer pronto para trabalhar, o cliente sente essa energia – é contagiosa! O meu “toque especial” é uma atitude alegre e bem-disposta e estar pronto a ajudar no que for preciso. Preocupo-me verdadeiramente com as pessoas — quando sentem que são compreendidas, o impacto é muito positivo. Acho isso muito importante.” 

Nyasha

A relação de trabalho mais duradoura que a tasker de Boston Nyasha P. tem é com o seu primeiro cliente da categoria de Assistente pessoal – já trabalham juntos há quase 3 anos! A sua contribuição regular é muito importante:

“Fui contratada por uma empresa cujo administrador do escritório estava prestes a mudar-se para outro estado e precisava de um assistente pessoal para tomar conta das tarefas que necessitavam de presença física no escritório. Ia apenas ao escritório uma vez por semana para recolher o correio e reabastecer materiais, mas acabei por receber formação para trabalhar de forma mais independente. Apesar de apenas ir ao escritório uma vez por semana, sinto-me como se fizesse parte da equipa. 

Ser assistente pessoal é mais do que apenas riscar tarefas da lista de coisas a fazer. A maioria dos clientes nesta categoria tornou-se regular e quase sempre me refere a um amigo.”

2018_RabbitLogo_Icon - Separator

Agradecemos a Chelsey P., Fauzi L., Nyasha P. e a outros taskers por partilharem sugestões e dicas sobre como desempenhar tarefas de assistente pessoal de forma aberta, positiva e agradável – estes são ingredientes indispensáveis para atrair os clientes várias vezes à plataforma!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s