A importância da foto de perfil

Imagine que as suas competências como tasker são incríveis. O seu perfil tem detalhes incríveis sobre a sua experiência; potenciais clientes podem ver claramente o seu apreço pela excelência; e, mais do que isso, está em pulgas para começar a reservar tarefas e a construir a sua atividade.

E depois, decide usar uma foto do jantar de ontem como imagem de perfil.

Se fosse um cliente, gostaria de convidar alguém cuja cara não conhece para sua casa? Tentámos perceber se uma foto de perfil influencia o sucesso dos taskers na plataforma da TaskRabbit, e descobrimos coisas surpreendentes.

Com base na análise de um pequeno grupo de taskers, olhando apenas para as fotos de perfil, verificámos que, em média, os taskers com as melhores fotos:

  • Ganham até mais 180%.
  • Recebem até mais 240% de solicitações para realizar tarefas.
  • Enviam até mais 230% de faturas.

Qual é a moral da história? Ter uma boa foto de perfil é extremamente importante e pode fazer a diferença na sua atividade.

Agora, talvez queira saber como é uma boa foto de perfil. Continue a ler para descobrir. Embora tenha controlo total sobre a sua atividade, recomendamos que considere várias coisas ao escolher a foto para o perfil de tasker.

evan-kirby-142074-unsplash

Conhecer a pessoa

Os clientes querem ver fotos de perfil para verem a pessoa que estão prestes a deixar entrar em casa. Partilhar a cara e o sorriso é uma forma de ganhar a confiança deles e, potencialmente, de conseguir mais tarefas.

Estas são algumas das recomendações para uma foto apelativa:

  • Apareça numa foto de rosto — com mais ninguém! — do peito para cima.
  • Esteja mesmo no centro, a sorrir para a câmara.
  • Certifique-se de que os seus olhos estão bem visíveis e a olhar para a câmara.
NãoSim
DSC_0036
DSC_0067

LIluminação

A fotografia não existiria sem iluminação. Muitas vezes, é a parte mais importante da fotografia. As melhores fotos devem:

  • Mostrar um rosto iluminado.
  • Ter a cara iluminada tanto (ou mais) do que o fundo.
  • Ter um rosto focado e bem visível. Ele não deve estar na sombra nem tapado com cabelo, chapéus, nem nada do género.
NãoSim
IMG-3919
P1000542

Ambiente

O último aspeto a considerar ao escolher a foto de tasker é o ambiente. Ambientes ocupados podem ser uma distração. Os clientes devem querer olhar para si, não para o que está a acontecer no fundo. A lente da câmara de smartphones é muitas vezes a culpada, porque é feita para captar tanto quanto possível, o que geralmente significa um fundo com muito a acontecer.  

Estas são as recomendações para as melhores fotos no que toca ao ambiente:

  • Esteja contra um fundo neutro que não esteja muito cheio.
  • Seja o foco da foto para o que o que esteja à volta não seja uma distração.
  • Tire a foto num ambiente de trabalho apropriado. Não se esqueça: está a divulgar os seus serviços profissionais, e a sua foto tem um papel a desempenhar!
NãoSim
IMG-3910
P1000510-2

Se não tem a certeza de como alcançar os resultados que pretende com a foto de perfil, sugerimos que peça a um amigo ou que contrate um fotógrafo para fotos de rosto. Esse investimento inicial vai compensar mais à frente, porque mostra que a forma como se apresenta e à sua atividade é importante para si. Ao ver isso, é mais provável que um cliente queira trabalhar consigo!

One thought on “A importância da foto de perfil

Leave a Reply