8 sugestões de taskers para conquistar a confiança de clientes

Já alguma vez reparou que a confiança é um aspeto crucial da rede da TaskRabbit? É qualquer coisa de especial que, através desta plataforma, clientes deixem entrar em casa perfeitos desconhecidos — desconhecidos que acabam por ajudar regularmente e até ficar amigos.

Estabelecer essa relação de confiança deve ser mais do que um aparte — é o que pode fazer a diferença entre uma atividade próspera e uma atividade passada. Desenvolver confiança com clientes ajuda-nos a chegar mais perto das cobiçadas 100% de avaliações positivas de clientes, incentivam mais clientes a solicitar-lhe tarefas e dão-lhe a segurança de tarefas regulares — talvez até levem clientes a recomendá-lo a amigos e família, expandindo a sua atividade.

Como pode fortalecer esta relação de confiança? É por isso que estamos aqui. Continue a ler e conheça as nossas 8 melhores sugestões para ganhar a confiança de um cliente, sugeridas por alguns dos nossos taskers mais bem avaliados.

  1. Seja consistente. Faça da pontualidade parte da sua imagem de marca. Considere acrescentá-la à sua rotina da tarefa dizendo ao cliente quando está a caminho para que ele possa ficar descansado ao saber que está quase lá. Se apanhar um Uber, pode partilhar a hora estimada de chegada com o cliente através da aplicação, para que ele tenha informação atualizada sobre a sua chegada.
pavan-trikutam-1660-unsplash.jpg

2. Vamos dizer-lhe isto muitas vezes: comunique. Uma imagem pode valer mil palavras mas, aqui, conversar com o cliente é crucial para recolher e registar informação sobre a tarefa. Usar o chat permite-lhe avaliar a dimensão de tarefa com antecedência e perceber que ferramentas precisa de levar, juntamente com quaisquer detalhes pertinentes. Nunca presuma — pergunte sempre.

“A comunicação é essencial; nunca deixem o cliente à espera e sem saber o que se passa. Se estiverem atrasados, digam-lhe. As pessoas apreciam mesmo o gesto. Antes de nos conhecer, o cliente nem tem a certeza se existimos. Sem comunicação, eles ficam às apalpadelas.” – Mark W., Las Vegas

“Comunicação clara, direta e concisa. É a ferramenta mais valiosa não só no trabalho, mas na vida.” – Sam F., Boston

3. Acabe bem. No fim da tarefa, pergunte se há mais alguma coisa que possa fazer pelo cliente, seja dar um toque extra à tarefa em mãos ou outra tarefa que ele queira reservar. Se o cliente não estiver presente durante a tarefa, certifique-se de que lho transmite pelo chat. Isto vai promover serviços adicionais e ajudar a criar mais atividade. 

“Também tento rever os passos de qualquer coisa que tenha montado ou mobília que tenha mudado de sítio (está no sítio certo?). Digo aos clientes que considero a satisfação deles genuinamente importante e que estão à vontade para dizer se precisam de mais alguma coisa.” – Michael K., São Francisco

4. Dê aos clientes uma razão para se lembrarem de si. Alguns taskers recomendam arredondar para menos as horas quando submete a fatura, dando ao cliente algum tempo de graça. É um pequeno gesto que pode conseguir-lhe um cliente para a vida.

“Para deixar uma impressão memorável, normalmente dou ao cliente 30 minutos do meu tempo de graça. De vez em quando também lhes falo no meu cão, um fox terrier resgatado incrível chamado Wally.” – Chris D., Las Vegas

5. Proteja o planeta. Se estiver na categoria de Limpeza, considere trocar os produtos cheios de químicos por outros mais amigos do planeta, e mostre a clientes que o faz no interesse deles. No final de uma tarefa, se possível, pode levar as caixas de cartão ou outro desperdício consigo para reciclar. É menos uma coisa para o cliente fazer e ajuda a cimentar uma relação duradoura.

“Levo sempre comigo o lixo, cartão, etc., para reciclar ou deitar fora. O cliente contratou-me para evitar uma dor de cabeça. Essa tarefa é para fazer até ao fim.” – Matthew H., Boston

gary-chan-351213-unsplash (1).jpg

6. Seja agradável e não tenha medo de deixar a sua personalidade transparecer. Seja amigável e interprete a situação: se o cliente parecer querer conversar, procure conhecê-lo. Se não, concentre-se na tarefa depois de algumas palavras educadas. Pode partilhar piadas ligeiras para ajudar o cliente a sentir-se à vontade.

“A minha comunicação e sentido de humor ajudam a quebrar o gelo com os clientes. Normalmente, conto histórias engraçadas e apresento-lhes um pouco do meu mundo, e em troca, eles apresentam-me quase sempre um pouco do mundo deles. No fim, o que deixa clientes satisfeitos é a interação e cuidado.” – Joseph D., Filadélfia

7. Trate outros como gostaria que o tratassem. Pode parecer um cliché, mas não se chama regra de ouro sem razão. Trate os clientes e os seus bens com respeito: isso significa pôr no chão uma toalha ou cartão para impedir arranhões quando estiver a montar mobiliário e tratar artigos com cuidado quando estiver a encaixotá-los.

“Costumo oferecer-me para me descalçar ao entrar na casa do cliente. Se ele estiver a carregar alguma coisa e vocês tiverem as mãos livres, ofereçam-se para a carregar, mesmo que seja pequena. Interajam com os animais de estimação (a não ser que sejam alérgicos).” – Derek C., Filadélfia

8. Exceda as expectativas. Acrescente o seu toque pessoal e contribua para que o cliente desfrute do dia — traga um brinde para o animal de estimação, lembre-se da data de aniversário e envie-lhe uma mensagem de felicidades pelo chat, faça um comentário agradável sobre os filhos. Estes pequenos gestos fazem a diferença no processo de fidelizar um cliente.

jay-wennington-364037-unsplash.jpg

Leave a Reply